Blackfish: Fúria Animal

Poucos documentários chamaram tanto a minha atenção ou me deixaram tão indignada como Blackfish. O documentário de Gabriela Cowperthwaite traz como assunto central o controverso assunto das capturas de baleias que são expostas como animais treinados em parques do Sea World.
O filme mostra claramente como a captura e o tratamento penoso que as orcas recebem em cativeiro causam mudanças não só no físico, como no comportamento e no psicológico desses animais que são altamente inteligentes, surpreendentemente emocionais e totalmente inofensivas em seu habitat natural (onde não há registros de ataques contra humanos). Colocadas em um ambiente de tensão, essas criaturas desenvolvem sentimentos de vingança, depressão e frustração que desencadeiam “acidentes” deploráveis contra treinadores despreparados e, muitas vezes, enganados pela indústria.
O objetivo do roteiro não é somente uma denúncia contra o Sea World, mas um alerta que nos mostra como a natureza colocada em uma posição de ameaça contra-ataca com uma força devastadora.

Recomendo muitíssimo que assistam este documentário impressionante (disponível aqui). E se, como eu, você ficar perturbado e com um sentimento inexplicável de impotência, neste link você encontra uma petição para libertar a baleia Tilikum para que ele possa ter um fim digno fora do cativeiro em que vive por 30 anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s