Na estante: Série Divergente

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje eu vim aqui fazer um novo estilo de resenha. Como eu acho um texto corrido (como eu fazia) um pouco cansativo resolvi mudar o estilo.


Porque eu li: eu comecei a ler a série porque eu queria ler uma aventura legal e inteligente como Harry Potter, mas achava que já era muito tarde pra começar ler jogos vorazes.

Como eu li:  Eu li a série pelo iPad e em inglês.

A história:  A série se passa em um mundo distópico pós-guerra onde a sociedade é dividida em facções. Assim os indivíduos são categorizados por sua característica mais evidente e cada facção vive de modo que essa característica seja a base para a sua existência. São elas: Abnegação, Franqueza, Erudição, Amizade ou Audácia. Ao completar 16 anos, todos os jovens são submetidos a um teste que vai revelar se ele deve continuar na facção onde nasceu, ou se talvez outra característica seja mais sobressalente em sua personalidade e portanto ele deve mudar de facção. Assim, quando a personagem principal passa por esse teste ela acaba descobrindo que não se encaixa em uma só facção e por isso é uma divergente, o que não é muito bem visto pela sociedade.

Personagens:

Tris – Eu gostei muito da personagem principal. Ela é bem construída e claramente se destaca em meio a sociedade de onde vive. O livro é narrado por seu ponto de vista. Ela é meio que uma contradição. Uma menina bem “next door” e aparentemente frágil, que é extremamente o contrário: forte e especial.

Four: Eu gostei do four no início da trama, mas depois comecei a me cansar dele, principalmente em Convergente. Gosto como ele é o oposto da Tris, um cara de aparência forte e valentona que luta bastante com seus conflitos interiores e é emocionalmente muito mais fraco que ela. Mas eu acho que ele poderia ser melhor construído.

O resto: Os outros personagens eu nem vou falar um por um porque pra mim eles são como Four. Pra mim a autora enganou bem construindo personagens que a primeira vista parecem únicos, mas que com o decorrer do livro aparentam ser os mesmos. A Tris é a única que se sobressai e acho que é só porque ela é a narradora. Os personagens não tem nenhum ponto que os faz diferentes em seu discurso e atitudes. O que não os faz de nenhuma forma especiais ou relevantes. Para mim todos são iguais e não provocam empatia.

Desenvolvimento: O desenvolvimento pra mim não foi muito legal. Achei que acontecem poucas coisas realmente interessantes na história e ela se arrasta muito. Pra mim todos os capítulos são iguais: a tris está em um quarto, ai chamam ela, ai começa uma descrição tediosa sobre os corredores onde ela passa, ai ela encontra alguém pra ter um diálogo totalmente trivial e irrelevante, e no final do capítulo alguma coisa relevante acontece, mas ai acaba e começa o mesmo esquema de novo.

O que eu achei: Eu gostei muito da construção desse mundo distópico de Divergente, e se os livros tivessem um desenvolvimento interessante essa com certeza seria minha distopia favorita. Mas o desenvolvimento é cansativo e acho que a autora explorou pouco o mundo que ela criou. Algumas partes são legais, mas em geral as partes arrastadas se sobressaem. Assim como muitos personagens sem relevância que estão ali simplesmente para morrer. Eu não li com vontade, li meio que empurrando com a barriga. Apesar de ter uma escrita bem fácil, eu achei um pouquinho amadora, mas nada demais.

Considerações finais: 

 DIVERGENTE –  Foi o meu preferido dos três. Acho que se os outros dois fossem mais interessantes,  Divergente meio que teria tido uma desculpa para ter sido como foi. Afinal os primeiros livros de trilogias e séries são sempre mais parados, explicativos e descritivos, né?

 

 

 

 INSURGENTE – Foi o pior pra mim, simplesmente porque eu não lembro de nada o que aconteceu. Eu peguei pra ler assim que acabei Divergente porque queria saber o desenrolar da história, mas eu só consegui terminar a série depois de assistir o filme. Porque eu não leria de novo pra continuar.

 

 

 

 CONVERGENTE – Eu só terminei a trilogia um ano depois de ter começado por causa dos filmes, eles me deram vontade de saber o final da história e me explicaram o que aconteceu em insurgente (nem vendo o filme eu lembrava, gente será que eu li mesmo Insurgente?). Mesmo  a fim de ler, eu li o livro arrastada e não tinha vontade nenhuma de pegar pra ler, parecia livro de escola sabe. Eu não gostei do final e não leria de novo nenhum deles.

 

Eu dei 3 estrelas no Goodreads.

Quem já leu Divergente o que achou? Me contem nós comentários. =)

Beijos e até o próximo.


[{< SPOILER ALERT>}]
NÃO LEIA SE NÃO QUER SABER SPOILERS

1- eu não gostei do último livro ser narrado pelo Tobias. Pra mim isso deixou o final muito óbvio, por qual outro motivo você coloca outro personagem que não o narrador principal pra narrar? Não gostei. Talvez se depois do final tivesse uma parte do ponto de vista dele, seria mais legal. O que vocês acham?

2- outra coisa que me incomodou com o Tobias narrando é que a escritora não diferenciou em nada o discurso dos dois. Nem a narrativa, nem os diálogos, nem os modos de falar e pensar eram diferente. Se não tivesse o nome de quem ia narrar no começo do capítulo, eu não ia saber. Tanto é que muitas vezes eu me pegava no meio dos cap do Tobias imaginando que era a Tris e me perdia completamente. Pra mim, isso mostra que a escritora não soube desenvolver os personagens já que eles são exatamente iguais.

3- a morte da Tris pra mim foi outra coisa completamente sem sentido. Tudo bem que foi bem emocionante e eu chorei bastante, principalmente por causa do Tobias, mas o que a morte dela trouxe para a história? Nada. Só um sofrimento gratuito e um impacto pro final. Você concorda?

2 pensamentos sobre “Na estante: Série Divergente

  1. Pingback: Tag – Taylor Swift (RED) | Imagine Labirintos

  2. Pingback: Na estante: O trono de vidro | Imagine Labirintos

Deixe uma Resposta

