Inspiração: Versailles

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje eu vim aqui falar sobre um dos países que mais me inspiram: a França. Eu já fui a Paris duas vezes, e todas as vezes que lembro bate uma vontade louca de voltar. A França é um local maravilhoso. Estar lá é respirar arte, cultura, moda, tradição e inovação, tudo ao mesmo tempo.

Marie Antoinette

Um dos meus lugares favoritos que eu já visitei na vida foi o Palácio de Versailles. Ele fica a uns 20 minutos de Paris, na cidade de Versailles. O Palácio foi construído a pedido de Luis XIV, o próprio Rei Sol, como uma forma de afastar a corte da capital e, lógico, ostentar seu poder e riqueza. E ostenta mesmo, a começar pelo magnifico portão de ouro maciço logo na entrada. Os jardins são maravilhosos, cada quarto, cada decoração, cada mobília, faz você se sentir dentro do século XVII.

Maria Antonieta é um dos meus filmes preferidos para matar a saudade de Versailles. A diretora Sofia Copolla recebeu a autorização sem precedente de gravar no próprio castelo. O filme aborda a vida de uma das rainhas mais famosas e controversas da história e a última rainha da França. Embora as atitudes dela como governante sejam um pouco duvidosas, eu sou fascinada por sua figura.  Afinal, não era fácil ser uma mulher no século XVII, muito menos casar com um príncipe herdeiro que você nem conhece aos 14 anos, ter que lidar com o fato de que ele não parece ligar muito para você e ainda virar rainha aos 18 anos.  Ela até chegou a tratar de assutos de estado em um período que o rei Luis XVI entrou em depressão.  Amo a vida dessa rainha e como seus gostos e costumes se refletem até hoje na vida francesa.  Além do mais, esse filme é incrível.

Vocês já assistiram? Me contem o que acharam nos comentários.

Bisus e até o próximo.

Aqui estão algumas fotos que eu tirei em Versailles.

IMG_2995

DSC00967

DSC00975

DSC01061

IMG_3007

DSC01042

IMG_3017

IMG_3122

3 pensamentos sobre “Inspiração: Versailles

  1. Pingback: Inspiração: Inglaterra parte I | Imagine Labirintos

Deixe uma Resposta

