Resenha: O trono de vidro

Oi pessoas, tudo bom?

DSC00626

Há algum tempo que eu venho procurando um livro tão legal de ler quanto Harry Potter, mas que fosse mais leve do que os livros de literatura que estou acostumada a ler, sem deixar de ser inteligente. Tentei vários (vide Divergente), mas ainda não tinha encontrado alguma outra série que valesse a pena. Até que o grupo de leitura que eu participo (com as meninas mais fodas fofas desse universo), me indicou a série: O trono de vidro.

Porque eu li: Foi indicação do grupo de leitura, originalmente da Alê.

DSC00628Como eu li: Como ele foi o livro escolhidos para ser o livro do mês de agosto (que a gente lê e faz uma discussão no grupo) e foi o primeiro livro que eu votei e que foi escolhido, eu fiquei empolgada e acabei comprando a cópia física (Galera Record), o que eu geralmente não faço. Não me arrependi, mas preferia ter lido em inglês, principalmente por uns erros grotescos de tradução.

O espaço: A história é uma fantasia e tem aqueles nomes de locais bem legais que todo fã de Senhor dos Anéis e Game of Thrones adora, como Terrasen, Endovier. Com direito até a mapa na primeira página. No caso, a história se passa no reino fictício de Adarlan.

A história: Celaena (etá nominho chato da p%$$*) Sardothien é conhecida como a melhor e mais notória assassina do reino. Ela vive como escrava nas minas de sal de Endovier depois de ser traída e capturada pelo rei. Alguns anos depois, o próprio príncipe do reino a resgata tira das minas com uma proposta irrecusável para a jovem que ninguém imagina ter só 18 anos: participar, em nome do príncipe herdeiro, de uma competição para se tornar a campeã (vulgo assassina particular) do rei, e assim, após seu serviço ganhar sua liberdade.

Personagens:

Celaena Sardothien – Celaena é uma personagem muito interessante e fácil de simpatizar. Ela é uma assassina famosa e demonstra isso com a sua personalidade forte, mas ao mesmo tempo, não deixa de ter pensamentos e comportamentos uma jovem de 18 anos. Gosto como ela é forte e frágil ao mesmo tempo, e como ela não é nada clichê. Além de seu lado arrogante ser muito engraçado.

Chaol Westfall – O capitão Westfall é também um personagem nada clichê que eu pessoalmente gosto muito. Ele é o capitão durão da guarda do rei e fica encarregado de treinar a Celaena para a competição. No entanto, com o decorrer da trama ele fica um pouco dividido entre o seu dever com o reino e sua amizade com a Celaena, que ele julga ser inadequada por causa de sua posição e da “profissão” dela.

Dorian Havilliard – Dorian é o príncipe de Adarlan que escolhe Celaena como sua candidata a campeã apenas para irritar seu pai. No entanto, ele não é aquele princepezinho rebelde que a gente conhece. Ao mesmo tempo que ele quer agir por si próprio e ir contra alguns comandos de seu pai, ele também morre de medo de desafiá-lo abertamente. Isso porque o Rei de Adarlan é conhecido por ser tirano e implacável.  Além de muito temido por ter conquistado a grande maioria dos reinos ao seu redor.

DSC00635

Desenvolvimento: Gostei muito do desenvolvimento da história. Achei que passa rápido e as coisas acontecem de uma maneira dinâmica. A autora parece saber balancear bem entre as cenas importantes e as que são só de alívio cômico ou “romântico” para o leitor.

O que eu achei: Eu gostei muito de ler trono de vidro, no geral. Gostei dos personagens que embora jovens não são os clichês que estou acostumada. Gostei da construção do mistério e de alguns elementos incomuns que a autora introduz aos poucos naquele mundo, como a existência de magia e do povo feérico.

Considerações finais: Eu dei 4 estrelas no Goodreads, mas, nem tudo foi um mar de rosas. Pra mim seria um livro 5 estrelas se… a resolução do mistério não fosse tão óbvia. Em uns 3/4 do livro nós descobrimos quem matou Odete Roitman estava por trás do mistério. E pra mim era a pessoa mais clichê e mais óbvia do mundo! Então, eu passei o resto do livro esperando uma reviravolta mara e ela simplesmente não veio. Mesmo tendo “outra pessoa por trás” ainda sim foi clichê e eu não curti isso. (Também teve outra coisa que eu não gostei/entendi, mas é um spoiler (meio óbvio mas é), então vou contar pra quem quer saber aqui em baixo na discussão. Se a resolução fosse mais legal, com certeza seria um 5 estrelas.

DSC00634

Eu já li o segundo da série, que em breve também terá resenha, e estou lendo o terceiro. Quem já leu Trono de Vidro o que achou? Me contem nós comentários. =)

Beijos e até o próximo.

DISCUSSÃO

[{< SPOILER ALERT>}]
NÃO LEIA SE NÃO QUER SABER SPOILERS

Vamos raciocinar com a Tia. O rei quer um assassino particular. Ai ele tem a ideia de fazer essa competição sobre a qual ninguém pode ficar sabendo para escolher o melhor campeão. Mas, desde o começo fica claro que o rei tem uma preferência e ele até está ciente de uma armação para que essa preferência se dê bem! Então porque K$%#@*& fazer uma competição? Isso não ficou muito claro pra mim. Essa competição, que é a premissa principal do livro não faz sentido nenhum em existir! Muita gente falou que essa explicação tem a ver com os próximos livros, mas eu não vejo isso como desculpa. Acho que um livro tem que existir sozinho independente de ser uma trilogia, série, etc. E acho que como é uma grande parte do livro, a escritora poderia ter “inventado” uma desculpa provisória para a coisa.

O que vocês acham?

6 pensamentos sobre “Resenha: O trono de vidro

  1. Pingback: Na estante: Suicidas | Imagine Labirintos

  2. Pingback: TAG: Halloween Literário | Imagine Labirintos

  3. Pingback: Resenha: Coroa da Meia-Noite | Imagine Labirintos

  4. Pingback: Resenha: A Herdeira do Fogo | Imagine Labirintos

Deixe uma Resposta

