Mestres do Horror: Edgar Allan Poe

Olá pessoal, tudo bom?

IMG_6809

Eu não podia deixar de mencionar aqui alguns autores mestres do horror, né? E, com certeza, não podia deixar de citar o Poe, meu autor favorito. E a minha alma gêmea literária. E o amor da minha vida.

edgar_allan_poe_by_crisvector-d3jswe4Poe não foi só um escritor maravilhoso, mas também um teórico e estrategista (em suas obras literárias). Apesar do caráter soturno e sentimental de suas obras, suas histórias e poemas eram extremamente planejados, cada palavra, cada sílaba e cada som. Poe foi o criador do gênero “conto” e principalmente do conto policial. Ele acreditava que todos os elementos, nomes, descrições e palavras da obra deveriam ter algum propósito, ou então não deveriam ser utilizados na história. Portanto muitas de suas histórias não trazem o nome dos personagens ou descrições extensas. Ele chegou a escrever um artigo na qual explicava verso por verso como ele compôs sua obra mais famosa: o poema “O corvo” (The Raven).

IMG_6801

Apesar desse seu lado genial e visionário, Poe teve uma vida muito difícil e conturbada o que reflete bem em sua obra. Sempre com elementos de tristeza, morte, alucinações e loucura.

IMG_6812

Mesmo que você não goste, dê uma chance para esse escritor maravilhoso. Dá pra encontrar a obra inteira dele em inglês e em português na internet. Algumas das minhas histórias preferidas e que eu recomendo muito são:

  • O gato preto (meu preferido);
  • O coração delator;
  • A queda da casa de Usher;
  • Berenice;
  • O barril de Amontillado;
  • Assassinato na Rua Morgue;
  • A Máscara da Morte Escarlate;
  • O Retrato Oval.

theraven

Existe um filme “The Raven”/”O Corvo” em português, que “conta a vida dele” de uma maneira bem fantasiosa, mas embora a maioria do enredo seja fictício acho que o ator John Cusack interpretou bem minha alma gêmea o autor.

Beijos e Feliz Halloween.jack-icon

2 pensamentos sobre “Mestres do Horror: Edgar Allan Poe

  1. Pingback: ESPECIAL DE HALLOWEEN | Imagine Labirintos

  2. Pingback: Desafio de leitura: 12 meses de Poe | Imagine Labirintos

Deixe uma Resposta

