Resenha: E não sobrou nenhum – Agatha Christie

Oi gente, tudo bom?

Vocês já devem ter percebido que eu amo livros de mistérios, né? Bom então não podia passar o meu especial sem uma resenha da rainha do crime Agatha Christie.

Porque eu li: Esse é um livro da autora que todos sempre recomendam e que eu estava muito curiosa para ler, pois a premissa é bem intrigante.

Como eu li: Eu li pela cópia física e em inglês da editora inglesa Harper Collins. Como eu comprei o livro em Florença (sim, sou chique assim), eu não sei se a edição pode ser encontrada aqui. Mas, os livros da autora são bem fáceis de achar.

O espaço: A história se passa em uma pequena ilha de propriedade privada chamada Ilha do Soldado. Existe uma grande repercussão sobre essa ilha por já ter sido comprada por uma atriz famosa e a quem ela pertence é atualmente um mistério.

A história: A história começa quando 10 pessoas diferentes são convidadas de maneiras distintas para passar um tempo na Ilha do Soldado. As circunstâncias dos convites são um pouco misteriosas, alguns são convidados a trabalho outros a lazer, mas nenhum deles parece conhecer ou se lembrar do anfitrião. Chegando à ilha, eles se deparam com a ausência de quaisquer pessoas que não eles próprios. Em todos os quartos há um poema sobre dez soldadinhos e na mesa de jantar 10 soldadinhos de porcelana. Conforme mortes misteriosas começam a ocorrer, os visitantes da ilha percebem que as mortes acontecem como no poema e que a cada morte um soldadinho de porcelana desaparece da mesa.

Personagens: Os dez personagens são bem distintos. Um médico, um juiz, uma professora, um ex-detetive, etc todos ali em uma situação de tensão e medo. Acho isso sempre muuuuuito interessante.

Desenvolvimento: Eu gostei muito do desenvolvimento da história. A autora faz você desconfiar até da própria sombra. A cada capítulo eu desconfiava de uma coisa, de uma situação, de uma pessoa, só para mudar totalmente de opinião no próximo. Chegou até o ponto que a história estava a 10 páginas do final e eu ainda não tinha ideia do que tinha acontecido! Maravilhoso.

O que eu achei: Achei o começo em que ela apresenta os personagens e eles chegam a ilha um pouco lento, mas nada diferente da maioria dos livros e não dura muito.  Em geral, esse livro passa bem rápido (a minha edição de bolso tem 317 páginas), principalmente depois que o mistério começa a se desenvolver, aí você não quer largar. Me senti em uma partida do jogo Detetive, mas que ao invés de haver um só crime, a cada rodada um dos suspeitos morre ao mesmo tempo em que os outros estão tentando achar o culpado.

Considerações finais: Achei genial. Eu adorei como chegou no final do livro e eu ainda não tinha desvendado o mistério! Se não fosse por uma espécie de epílogo, eu acho que nunca saberia 100%. Depois que você fica sabendo é meio óbvio, mas é surpreendente que todas as pistas estavam ali e eu não imaginei. Esse é exatamente o tipo de livro policial que eu amo, aquele que te surpreende e faz você prender a respiração antes de virar a página. Tirando o comecinho que eu demorei uns dias, a partir a página 100 eu li direto sem conseguir largar pra dormir.

Agatha Christie te mantém vidrado no livro até a última página, até a última palavra e por isso eu dei 5 estrelas para esse livro maravilhoso que fecha o nosso mês do horror.

O que vocês acharam? Já leram alguma coisa da Agatha Christie ou pretendem ler? O que acharam do mês do horror aqui do blog? Me contem.

Beijos e Feliz Halloween jack-icon

2 pensamentos sobre “Resenha: E não sobrou nenhum – Agatha Christie

  1. Pingback: ESPECIAL DE HALLOWEEN | Imagine Labirintos

  2. Pingback: Os Melhores de 2015 | Imagine Labirintos

Deixe uma Resposta

