Resenha: Feita de Fumaça e Osso

DSC00746Olá Pessoal, tudo bom?

Estou dando pulinhos de alegria. Mal podia esperar para fazer a resenha desse livro aqui pra vocês. Como já estou prevendo que vai ficar gigante melhor começar logo.

Feita de Fumaça e Osso

Porque eu li: Esse livro foi recomendação da Bia do Na sua Estante e da Gelly do canal Vamos Ler.

Como eu li: Esse foi o primeiro livro que eu “li” em audiobook e amei a experiência. Há algum tempo que eu estou me forçando a ir na academia, coisa que eu mais odeio na vida. Em um dia de outubro eu queria muito faltar pra poder ler e pois não consigo de jeito nenhum me concentrar em livro físico enquanto malho. Ai que eu tive a brilhante ideia de baixar o Audible (fiz um post sobre aqui) e ouvir um livro. O livro escolhido foi então Feita de Fumaça e Osso. Melhor escolha que eu já fiz na vida. Vale dizer que os audiolivros desse serviço são todos em inglês. E eu estou ouvindo/lendo a série em inglês.

DSC00752

O espaço: Primeiro preciso dizer que não sei como começar a resenha dessa história maravilhosa, simplesmente porque pra mim TUDO é spoiler. Uma das experiencias mais gostosas pra mim nesse livro foi mergulhar nele sem saber nadinha. Por isso meu conselho é: não procurem ou leiam muitas sinopses antes de ler.

Então vou simplesmente dizer que a história se passa principalmente em Praga, o que eu amei e foi muito interessante (vou gritar se tiver que ler mais uma história que se passa nos Estados Unidos =S) e em “Outro Lugar”, e aqui eu deixo esse mistério.

A história: Bom vamos lá, para mim o resumo da história faz ela parecer um pouco boba porque é bem simples e talvez clichê. O que faz essa história maravilhosa é o modo como a autora a conta, como ela vai abordando e construindo aos poucos o enredo. Mas, vou tentar explicar o mínimo pra não estragar nem a experiencia de vocês, nem a resenha.

Karou é uma garota normal e diferente ao mesmo tempo. Ela estuda arte e faz desenhos lindos de algumas criaturas estranhas os quais ela compartilha com sua amiga Zuzana. Paralelamente a sua vida normal, ela faz alguns “trabalhos” para a sua “família” que vive em Outro Lugar. E sim, é só isso que eu vou contar =X

DSC00756

Personagens:

Karou vive em Praga e estuda arte. Ela tem cabelo azul, já morou em vários lugares do mundo, tem várias tatuagens, fala vários idiomas e tem um colar de contas muito interessante que pode realizar pequenos desejos. Ela também não sabe de onde ela veio ou quem são seus pais. As únicas pessoas que ela conhece como família e que cuidam dela desde quando ela se lembra são as “pessoas” de Outro Lugar.

Zuzana é a melhor amiga de Karou que estuda com ela no Instituto de Arte. Ela é muito engraçada e uma personagem muito interessante. Gosto muito que a personagem não “some” na história quando começam os problemas e a personagem principal “embarca” na parte fantástica da história, o que geralmente acontece. Mas, Zuzana não, ela continua acompanhando e ajudando a Karou na medida do possível, ela até fica sabendo dos “segredos” da Karou e do universo fantástico que ela faz parte. Achei isso bem peculiar, nunca tinha visto em outro livro antes.

Brimstone é uma figura paterna para Karou. Ele faz parte de sua “família” em Outro Lugar, junto com Issa, Twiga e Yasri. Ele é muito severo e sábio, mas tem um grande apreço pela Karou. Não vou dizer mais nada apenas: MELHOR PERSONAGEM!

Akiva aparece um pouco repentinamente na história e faz você pensar: ai que saco, um personagem para encher linguiça, não quero, volta pro núcleo principal por favor. Mas depois garanto que você vai se apaixonar por ele. Muito.

Desenvolvimento: Se eu pudesse descrever o desenvolvimento dessa história em uma palavra seria: Perfeito. A autora desenvolve de uma maneira linda; fluída e constante. Ela vai dando as informações e resoluções aos poucos para o leitor e todos os elementos fantásticos vão se encaixando de forma impecável. Ouso dizer que a história é tão bem acabada que só falta um laço no final.

DSC00754

O que eu achei: Preciso dizer que o que eu achei? Acho que vocês já entenderam, né? Além desse desenvolvimento lindo, vale a pena mencionar sobre a escrita. Laini Taylor escreve de uma maneira bem refinada e trabalhada, mas não difícil de ler. Ela tem uma preocupação com a escolha de palavras que é raro se ver em livros YA. Torna a leitura muito bonita e prazerosa, como se estivéssemos lendo poesia. Confesso que mais de uma vez tive que checar vocábulos (em inglês) no dicionário o que nunca aconteceu antes em livros YA. Ela simplesmente consegue usar palavras simples e rebuscadas ao mesmo tempo.

Também preciso mencionar a qualidade incrível da narração de Khristine Hvam no audiobook. Não sei se ela é tcheca, mas ela fazia o sotaque dos personagens perfeitamente; não só dos personagens de Praga quanto dos de outros lugares do mundo, além de que cada personagem fantástico tinha um modo de falar e sotaques diferentes. Ela variava timbres de voz, maneiras de falar dos personagens de modo que você sabia quem estava falando sem ajuda do narrador. Achei maravilhoso!

DSC00750

Considerações finais: LEIAM ESSE LIVRO! Garanto que vocês vão se surpreender com a construção dos personagens, da história, do mundo fantástico, do desenvolvimento, dos elementos, TUDO. Sabe aquele livro que você não tem do que reclamar? Eu sei que isso é pessoal, já ouvi muitas críticas de que o livro é arrastado e difícil de entender. Realmente é um livro bem complexo com um mundo fantástico bem denso, mas ainda sim é YA e não senti dificuldade alguma. Prometo que vocês vão vibrar muito a cada revelação e a cada capítulo. E quando vocês entenderem o título, vocês vão chorar de emoção! É uma história muito bem construída mesmo, que merece uma chance. Recomendo muito também o audiolivro embora seja necessário um inglês mais fluente.

Esse livro se tornou um dos meus livros preferidos. Eu dei 5 estrelas. Favoritadíssimo.

Dias de Sangue e Estrelas

Sendo a personificação da ansiedade que eu sou, assim que terminei o primeiro livro já corri pra gastar todo o dinheiro que eu não tinha (credit card) em um box rico capa dura da série.

DSC00739

Então assim que acabei “Feita de Fumaça e Osso” (FDFEO), eu imediatamente comecei o segundo livro “Dias de Sangue e Estrelas” (DDSEE) em “Buddy read” com a Bia que tinha me indicado o primeiro e  ainda não tinha lido o segundo. Já vou falar um pouquinho dele aqui porque os tópicos que eu escreveria não iriam mudar muito pra eu fazer uma resenha separada. E assim que eu ler o terceiro, pretendo fazer uma mini resenha dizendo o que achei da conclusão da história.

Considerações sobre DDSEE: Achei o livro um pouco lento no começo. A história parece que demora pra começar sabe? O primeiro livro termina de um jeito que deixa a gente louco pra saber o que aconteceu com a Karou e a autora demora demais pra colocar ela no segundo livro. Essa lerdeza me fez, mesmo apaixonada pela história, demorar bastante para terminar.

DSC00761

A partir da segunda parte, começa a desandar a história e espere por muitas surpresas e reviravoltas do meio pro final. Gostei muito do personagem do Thiago nesse livro, embora ele não seja nem um pouco legal. Mesmo assim, eu não gostei tanto quanto o primeiro. O livro tem partes muito mais chocantes e surpreendentes, mas acho que a autora poderia ter condensado um pouco mais a história, tirado alguns personagens que não fez sentido estarem ali e colocado um pouco mais de ação. Tanto que achei melhor esperar um pouco para começar o terceiro e o maior da série.

Eu dei quatro estrelas para Dias de Sangue e Estrelas. Assim que eu ler Sonhos de Deuses e Monstros, eu posto dizendo o que eu achei.

Vocês já leram essa série? Se sim me deixem nos comentários o que acharam, se não me digam se querem ler, ou deixem sugestões de fantasias que vocês gostam.

Beijos

3 pensamentos sobre “Resenha: Feita de Fumaça e Osso

  1. Pingback: Os Melhores de 2015 | Imagine Labirintos

  2. Pingback: 5 livros que você não leu, mas deveria ter lido. | Imagine Labirintos

  3. Pingback: Série terminada: Feita de Fumaça e Osso | Imagine Labirintos

Deixe uma Resposta

