Inspiração: Inglaterra parte II

Dinastia Tudor

Olá pessoal, tudo bom?

800px-Family_of_Henry_VIII,_an_Allegory_of_the_Tudor_Succession

Continuando as indicações de séries e filmes sobre a história inglesa. Hoje eu vou falar da dinastia Tudor. Se você não leu o meu primeiro post sobre a Guerra das Rosas, clique aqui.

THE TUDORS

Esta é outra série sobre o assunto, mas que é bem mais conhecida e famosa. Lembro quando eu era menor eu assistia na TV (não sei como, porque tem cenas bem inapropriadas para menores de 18 anos rs). Esta tem 4 temporadas.

the-tudors-sc3a9rie-soniassrj1

Lembram o Henry Tudor do outro post? Pois é. A mãe dele fez, que fez, que fez, que conseguiu botar o filho no trono da Inglaterra como tinha prometido e assim começou a dinastia Tudor. The Tudors é sobre o reinado do filho dele, Henry VIII, que é um rei muito famoso da Inglaterra. Por que? Por causa da Ana Bolena. Tenho certeza que já ouviu falar dela.

THE TUDORS

O rei muito jovem se casou com Catarina de Aragão, que era bem mais velha, religiosa e que foi casada com seu irmão que morreu. Ele era conhecido por ser um rei muito viril e vaidoso que queria provar seus dotes com todas as mulheres da corte. Ele e Catarina tiveram vários filhos, mas todos morreram e somente uma menina Mary que sobreviveu. Isso o incomodava profundamente, e o levou a atitudes drásticas. Ele se apaixonou por Ana Bolena, uma jovem da corte recém-chegada da França. No entanto, Ana Bolena não cedeu as “investidas” do rei, como as outras e disse que só iria para a cama com ele se ela a fizesse sua rainha. Utilizando-se o fato de não conseguir ter filhos homens com Catarina e de que talvez o casamento dela com seu irmão havia sido consumado e portando o dele com ela seria inválido e contra as leis divinas, ele pede à Igreja a anulação do seu casamento para se casar com a Ana Bolena, que lhe prometia muitos e muitos filhos varões. O papa nega e então ele decide romper com a Igreja e funda então a Igreja Anglicana, a qual o rei é a maior autoridade e que é até hoje a religião principal na Inglaterra.

THE TUDORS - Season 4

Lógico que Catarina fica muito chateada, já que fica claro que as desculpas que Henry usa para anular seu casamento são apenas isso mesmo, desculpas para “ficar” com Bolena. Dizem que ela “jogou uma praga” no rei e disse que ele poderia casar com quantas quiser que ele jamais teria um herdeiro homem. E não é que essas rainhas inglesas tem boca santa! Henry VIII acabou casando mais 5 vezes não teve nenhum herdeiro que chegou a fase adulta. O que nos leva a próxima parte da nossa história (no próximo post sobre o período Elizabetano).

4191268314_2ef925f715

Mulheres de Henry VIII

Gostei dessa série por ser maravilhosamente produzida. Ela foi mais afundo na vida de Henrique VIII que geralmente se condensa até ele casar com Ana Bolena. Mas o rei teve muitas outras mulheres e a série mostra isso bem. Como ele se envolvia com as mulheres, como ele era vaidoso ao extremo e isso influenciava no seu reinado assim como o deixava influenciável. Mostra o relacionamento que eles teve com suas filhas e com seu único filho e sua tirania. Eu amei tudo, mas já aviso que a série é muito sangrenta e tem muito sexo também. Mas nada gratuito.

A OUTRA

A outra é um filme baseado no livro da Philippa Gregory The Other Bollen Girl (A irmã de Ana Bolena, no Brasil). Conta a mesma história que o começo da série The Tudors que eu contei aqui em cima. No entanto, o filme e o romance focam no envolvimento dele com Ana Bolena e sua irmã Mary (a outra Bolena), com quem ele também se relacionou e talvez teve um filho. Enquanto a série passa bem superficialmente pelo relacionamento dele com Mary e a retrata de uma maneira bem diferente, ela continua mais adiante mostrando Henry com suas outras mulheres depois de Ana e o filme não. É um filme muito bom com a Natalie Portman e Scarlet Johanson e meio que resume essa história se você não quiser assistir as quatro temporadas de  The Tudors.

Vocês gostam de séries medievais? Já assistiram alguma? Me deixem sugestões nos comentários.

112

Torre de Londres 

Beijos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s