Inspiração: Inglaterra parte III

PERÍODO ELIZABETANO

Olá pessoal, tudo bem?

Elizabeth 1

Hoje eu trago então a parte final dos meus posts sobre as séries e filmes que retratam a história da Inglaterra. Então, hoje vamos falar sobre o período da Era de Ouro Inglesa, governado pela rainha Elizabeth I. Se você quiser acompanhar a história, melhor ler primeiro os outros dois post sobre A Guerra das Rosas e a Dinastia Tudor.

ELIZABETH e ELIZABETH: A ERA DE OURO

Esse filme mostra a história de Elizabeth I, filha de Henry VIII e Ana Bolena. Após o falecimento de Henry VIII, o seu único herdeiro homem sobe ao trono, no entanto ele acaba falecendo 6 anos depois, aos 15 anos. Depois de muita confusão sobre linha de sucessão, Mary, filha do rei com sua primeira mulher Catarina de Aragão assume o trono. Mas quando ela adoece após alguns anos, logo os líderes ingleses percebem que não havia mais ninguém a ser posto no trono a não ser Elizabeth filha do rei com Anna Bolena, a qual acabou a vida decapitada.

elizabeth-golden-age1

Elizabeth então sobe ao trono. Ela liderou soberana negando se casar e produzir herdeiros para focar toda a sua atenção na Inglaterra. Ao contrário de seu pai e irmãos ela foi uma rainha muito tolerante e moderada, em seus 44 anos de reinado a Inglaterra viveu o seu período mais próspero na história batizado de A Era de Ouro.

REIGN

Reign é uma série que retrata um período paralelo com os filmes da Elizabeth. A história fala sobre Mary Stuart, a rainha da Escócia que era a principal rival de Elizabeth I.

Reign-Season-1-2013

Mary era católica, e desde seu nascimento, rainha da escócia. Logo, foi prometida ao príncipe herdeiro da Inglaterra filho de Henry VIII. Temendo que sua filha fosse criada pelos anglicanos hereges sua mãe foge com a criança para França. Antes de Elizabeth subir ao trono, sua predecessora Mary Tudor (a filha de Catarina e Henry VIII), como católica fervorosa, retornou o catolicismo que seu pai havia expurgado a Inglaterra e temia que Elizabeth, que foi criada como anglicana, voltasse a aceitar o protestantismo. O que Elizabeth fez, despertando a vontade de sua prima Mary Stuart a lhe tomar o trono e restaurar o catolicismo de uma vez por todas, apoiada por grande parte dos ingleses.

mary_stuart_by_state_herm-2

A série começa quando Mary Stuart volta a viver na corte francesa depois de anos em um convento. Nessa época ela está prometida ao príncipe herdeiro da França: Francis.

Eu ainda não assisti muito da série, mas pelo que eu assisti acho que a licença criativa está bem grande. É uma série para adolescentes e me parece menos séria e verídica do que The Tudors. Uma coisa que está me incomodando bastante é o figurino das mulheres (não que os vestidos não sejam lindos, mas eles são descaradamente contemporâneos, e isso destrói a minha suspensão de descrença) e as atitudes das garotas também, elas agem bem livremente e não acho que esses modos retratem muito o período. Mas eu entendo o foco da série não é exatamente a precisão histórica. Mesmo assim é uma série bem legal.

reign-season-3-spoilers

Sabe o que eu mais amo na Inglaterra? Olha que país mais Girl Power (aliás o termo nasceu lá, né?!)! Mesmo nos reinados masculinos, a gente percebe como no fundo eram as mulheres e rainhas que mais influenciavam. Adoro isso. Além de ser um dos únicos países a ser governados (e continuar a ser governado) unicamente por uma autoridade feminina. E quando eu digo Inglaterra considero a Escócia também tá? Eu sei que não é, mas tá quase lá, afinal depois que Elizabeth morreu sem herdeiros, foi o filho da Mary Stuart que governou a Inglaterra.

Me digam se vocês conhecem alguma outra série ou filme que retratem algum período inglês. Eu vou adorar saber. E se vocês pretendem assistir algum desses que eu comentei nos posts.

Beijos e até o próximo.

 

Deixe uma Resposta

