Resenha: A Herdeira do Fogo

Olá pessoal,

Hoje eu venho aqui trazer a nossa primeira resenha do ano! Uhuul \o/! E vai ser do último livro que eu li no ano passado, o terceiro da série Trono de Vidro: A Herdeira do Fogo.

DSC00643

Se você ainda não começou essa série, já tem resenha aqui no blog dos dois primeiros livros:

O Trono de Vidro

Coroa da Meia Noite

[Essa resenha não tem spoilers, mas como é o terceiro livro da série recomendo que leia os outros livros (ou resenhas) antes de lê-la. Obviamente! =p]

DSC00637

Porque eu li: Primeiramente, eu gostaria de dizer que você apague da sua mente tudo que já ouviu falar desse livro. Eu comecei a lê-lo com um preconceito enorme devido a inúmeras resenhas negativas de pessoas que considero com um gosto muito parecido com o meu, mas quebrei a cara. Eu li devagar, abandonei duas vezes (tudo por causa da influência de pessoas que não gostaram) e no final acabei adorando o livro.

Como eu li: Eu li o livro em português, publicado aqui no Brasil pela Galera Record.

DSC00640O espaço: O espaço desse livro muda bastante. A ação não acontece mais somente em Adarlan, mas se espalha por toda Erilea e inclusive no reino misterioso de Wendlyn.

A história: Bom, como vocês sabem (se leram coroa da meia-noite) no final a Celaena recebe a missão de ir até Wendlyn. No terceiro livro, então, vemos ela chegando neste reino e como ela vai seguir essa missão, que na verdade é uma missão de interesse pessoal que ela tem, embora ela deixe Adarlan fingindo que irá cumprir a missão do rei. Além de acompanharmos Celaena em Wendlyn, ainda acompanhamos o desenvolvimento de outros núcleos de personagens. Vemos Dorian, em Adarlan, tentando compreender seus poderes; e lidar com seu pai e suas responsabilidades de príncipe herdeiro. Acompanhamos Chaol se preparando para cumprir sua promessa a seu pai e voltar a ser o herdeiro de Aniele; ao mesmo tempo tentando ajudar Celaena de longe. E por fim, somos apresentados a uma nova personagem: Manon. Herdeira das bruxas bico negro, ela tem que conviver com tribos de bruxas rivais para a chance de liderar o exército de serpentes aladas do rei (sei que soa estranho, mas imagine dragões).  E assim, obter suas terras de volta.

Personagens:

DSC00646Rowan Whitethorn – Ao chegar em Wendlyn, Celaena se encontra com sua tia Maeve, rainha dos féericos em Doranelle, com o objetivo de saber mais sobre as chaves de Wyrd. No entanto, Maeve diz que o único jeito de ela poder entrar em Doranelle e receber a informação que quer é controlando os seus poderes féericos. Então, Maeve elege um de seus guardas, Rowan, para treiná-la. Rowan é um guerreiro féerico muito poderoso que não tem muita paciência para lidar com Celaena. No começo os dois têm um relacionamento bem conturbado e violento, mas com o tempo eles vão se aproximando.

Aedion Ashryver – Aedion é primo de Celaena, e um capitão famoso de Terrasen que trabalha para o rei de Adarlan. Intrigado pelo jeito leviano do capitão, Chaol começa a seguí-lo para descobrir a quem ele é realmente leal: ao rei de Adarlan, ou a Terrasen e sua princesa, que ele pensa estar morta.

Manon Bico-negro – Heideira das bico-negro, das dente-de-ferro, e líder das treze melhores guerreiras do clã, Manon (na verdade, sua avó, líder do clã) recebe a proposta de servir ao rei controlando suas serpentes aladas na guerra que está por vir, em troca de obter de volta suas terras ao Oeste. Elas aceitam e têm que conviver com outros clãs rivais enquanto cumprem esta missão.

DSC00641

Desenvolvimento: O desenvolvimento da história do livro é principalmente focado no desenvolvimento dos personagens. O começo da história é bem lento e demorado, mas quando chegamos no final entendemos o porquê. É um livro de transição, onde os personagens da vão paralelamente caminhando e mudando para levar a história a um nível muito mais sério do que era esperado nos livros interiores. Então, quando você chega ao final, você vê que toda aquela “enrolação” do início teve um propósito, afinal ninguém “amadurece” de um dia para o outro, né? (e se tivesse sido assim, certeza que todo mundo iria reclamar)

O que eu achei: Apesar de muita gente não ter gostado, por causa da quebra do tom e amadurecimento da história, eu gostei demais. A autora realizou uma manobra arriscada nesse livro ao quebrar as expectativas do que seria obviamente a continuação da história e tomar um caminho mais introspectivo, de desenvolvimento de personagens e  preparação para o que vem a seguir. Ela abandonou o romance e o mimimi e deu um caráter mais sério para a série, o que, acho, assustou alguns leitores. Mas, eu gostei. Adorei acompanhar o crescimento e desenvolvimento de todos os personagens e os climaxes de todos os núcleos foram ótimos e surpreendentes!

DSC00642

Considerações finais: O que eu aprendi com esse livro foi: jamais deixe que resenhas negativas interfiram na sua experiência de leitura. Eu não vi no livro defeito algum como algumas resenhas relatavam, a não ser talvez o fato de o começo ser um pouco lento, o que era necessário de certo modo.

Muita gente reclamou que todos os personagens masculinos parecem magicamente se apaixonar pela Celaena, não vi nada disso. Vi homens que tem admiração e orgulho de uma princesa que apesar de ter sofrido muito na vida é muito forte e boa. Acho que o sentimento entre ela e o Rowan e de Aedion nada mais é do que respeito e afeição, mas não paixão. Achei isso meio machista, porque mesmo que todos os homens se apaixonassem por ela, se ela fosse um príncipe seria normal que todas as moças caíssem de amor por ele, por que a Celaena não pode ter o mesmo tratamento?

Enfim, acho que muita gente julgou o livro pelo o que queria que ele fosse, não pelo o que ele é, ou seja, um livro mais maduro. Dei 4 estrelas para A Herdeira do Fogo, apenas por achar que a autora poderia ter abordado o começo lento de outra fora, talvez.

Quero saber a opinião de vocês sobre o livro. Vocês concordam comigo, ou acham que realmente a Sarah J Maas “estragou” a série?

Beijos e até o próximo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s