5 livros que você não leu, mas deveria ter lido.

DSC01276

Olá pessoal,

Sabe aqueles livros que não são muito conhecidos, mas um dia você lê e adora? Não são muito falados no booktube, ou no insta, pouca gente conhece; e você não entende como? E aí você pensa: como posso ser a única que conhece esse livro!? Será que só eu li e amei?

Então, hoje eu trago pra vocês as minhas cinco dicas de leitura de livros não tão conhecidos, mas que, na minha opinião, são maravilhosos. Vamos lá?

1.Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor.

DSC01288

Se você já leu meu blog, ou me conhece um pouquinho na vida real, já deve estar cansado de me ouvir falar desse livro. Eu não canso mesmo (hehe) de espalhar por ai o quanto esse livro é maravilhoso! Ele realmente é pouco falado por aí, mas quem leu: amou.

Apesar de ser um livro YA (faixa etária de 14 a 21), a linguagem da Laini Taylor é uma das mais lindas e trabalhadas que eu já li. Parece que você está lendo um clássico. Talvez por isso não tenha agradado as grandes massas, mas se você gosta dessa literatura um pouco mais “pensada”, eu recomendo.

É um livro de fantasia, e se você curte o gênero te digo: você nunca leu uma fantasia tão única quanto essa! Se você quiser saber mais sobre ele, tenho uma resenha completinha e sem spoilers aqui no blog.

2. O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman

DSC01285

Este livro se tornou o meu livro preferido da vida. Um romance bem curtinho daqueles que faz você pensar em questões que você nem sabia existirem na sua cabeça, sabe? Ele é um realismo mágico bem estilo Gaiman mesmo, mas ao mesmo tempo diferente de tudo que eu já li, inclusive das obras do autor.

Pelo o que eu vi por aí, esse livro é um caso de amor e ódio. Quem leu ou odiou, ou adorou. Mas também não vejo por aí muito gente declarando amor eterno não, rsrsrs. Também acho que por ser de um gênero complexo, como o realismo fantástico, não é um livro para todo mundo. Apesar de ser um livro tecnicamente infantil, você precisa de uma certa maturidade literária para lê-lo e mesmo assim pode não gostar.

A trama criada por Neil Gaiman é tão simples e tão complexa ao mesmo tempo, tão infantil e tão adulta, que me fez cair apaixonada por essa história. Também recomendo (se você sabe inglês) ouvir o audiolivro narrado pelo próprio Gaiman. Se você quiser saber mais, também tem resenha sem spoilers aqui.

3. Os Três – Sarah Lotz

DSC01281

Este livro me surpreendeu bastante. Eu comprei porque achei a história intrigante e a edição toda preta super linda. Confesso que esperava um mistério interessante, mas nada tão impressionante quanto encontrei.

É um livro meio de mistério meio de terror. Dentro encontramos outro livro que conta a história de uma tragédia misteriosa e vai mostrando suas consequências. Eu fiquei bem impressionada por esse ser um livro de estréia dessa escritora. Imediatamente, eu quis procurar outras coisas dela para ler, mas não tinha na época.

Além da ideia super original, do mistério bem construído e da narração diferente, o que me surpreendeu é que o livro não gira só em torno do que aconteceu, mas nos faz pensar na amplitude que uma tragédia mal explicada pode ter nas pessoas. O romance trata de misticismo, religiosidade, fanatismo e o medo do desconhecido. A resenha que eu fiz dele está aqui no blog, para quem quiser saber mais da história.

4. O Símbolo Perdido – Dan Brown

DSC01287

Não escondo de ninguém que eu gosto muito de Dan Brown. Falem o que falem os haters fanáticos que odeiam o escritor e chamam seus leitores de burros, eu tenho formação e estudos literários o suficiente para saber que não são obras genias, mas também são livros bem escritos e interessantes. Eu particularmente adoro como ele mistura história e simbolismo com as tramas modernas em suas histórias e o defendo como bom escritor.

Apesar de ser um escritor bem famoso, acho que sua obra menos comentada O Símbolo Perdido, é também a sua obra de melhor qualidade! Interessante, não é mesmo? Entre todos os seus livros -sim já li todos- este é o meu preferido. O mais complexo, mais surpreendente das tramas do professor Robert Langdon. Este livro foi um pouco encoberto pelo sucesso de Inferno, que vai ter adaptação cinematográfica e tudo, mas na minha opinião é muito melhor que ele. O vilão é maravilhoso e complexo. A trama super bem amarrada e com partes muito surpreendentes.

5. O Colecionador – John Fowles

DSC01282

Infelizmente, este livro não tem publicação recente aqui no Brasil. Por algum motivo, as editoras pararam de publicá-lo. O que é uma pena, pois é um livro incrível! Por outro lado, você pode encontrá-lo facilmente em sebos e na estante virtual.

Esse romance tem um caráter mais realista e psicológico. É daqueles livros que o autor realmente te coloca dentro da cabeça dos personagens, inclusive do “vilão”, e te mostra que a mente humana é muito mais complexa do que você imagina. Sem perceber, você está simpatizando com o vilão e odiando a mocinha, mesmo sabendo que deveria ser o contrário. Acho muito interessante esse tipo de narrativa que tira a gente daquele pensamento “preto no branco”, e nos faz perceber todas as áreas cinzas ao redor.

Existe um filme famoso da década de 60 com o mesmo nome, o qual foi baseado neste livro. Recomendo muito assistir esse filme e a leitura do livro, pois o livro mostra mais do psicológico dos personagens.

DSC01291

Que livros “desconhecidos” vocês amam e recomendam? Me deixem suas sugestões de leitura.

Beijos e até o próximo.

Deixe uma Resposta

